Omã está localizado na península sudeste do Oriente Médio, este país compartilha semelhanças com seus vizinhos, mas pode oferecer muito mais.
Sim, tem desertos e uma bela costa, mas inegavelmente sua melhor característica é sua paisagem extensa e ondulada. As montanhas de calcário desgastadas pelo tempo pelo mar e pela chuva assumem a forma de belas paisagens recortadas.
Baías de cair o queixo com praias particulares, cordilheiras e cenários da cidade são parte do curso em Omã, pois estradas sinuosas cortam a rocha para guiá-lo ao seu destino de escolha.
Para aqueles que procuram uma dose de história e cultura, Mascate é o destino certo.
O museu nacional ergue-se com orgulho e levará você a uma jornada educacional, mas você só precisa olhar para fora para ver por si mesmo. Em frente ao novo Palácio Al Alam do sultão, na cidade velha, o museu tem 14 galerias permanentes para explorar, sem falar que o prédio em si é algo incrível.
Ao lado do palácio fica o Old Fort, com torres que sobem as montanhas como algo saído do Senhor dos Anéis – e muitas antigas fortalezas e torres espalhadas pelo país. É um ambiente bem descontraído, que traz arquitetura moderna com ruas rústicas. Alguns turistas tiravam fotos e outros passeavam pela cidade – e o chamado para a oração também pode ser ouvido ecoando pelas ruas para realmente te lembrar de onde você está.
Mesquita do Sultão Qaboos
Ficando na capital, a Grande Mesquita do Sultão Qaboos é uma atração famosa e uma visita obrigatória. Visível da autoestrada, este gigante arquitetônico é a maior mesquita de Omã. Seu tapete de orações feito à mão pesa surpreendentes 21 toneladas e levou quatro anos para ser concluído.
A 15 minutos de carro fica a Royal Opera House; um edifício orgulhoso para os habitantes de Omã, e que só foi inaugurado em 2011, o local já recebeu nomes como Andrea Bocelli e Renee Fleming.
Os souqs tradicionais vêm com seus layouts labirínticos usuais, já que os novos hotéis 5 estrelas nas proximidades oferecem uma amostra de algo mais refinado para aqueles que o procuram. O souq de Muscat, em particular, é um labirinto alucinante de lojas e presentes sem fim. Se você está atrás de camelos incrustados de joias, roupas de caxemira ou joias de qualquer tipo, você encontrará aqui. E não deixe de experimentar o Karak Tea – essencialmente um chá de construção com especiarias como pimenta-do-reino, cardamomo e canela. Muitas das barracas de comida deveriam vendê-lo.
O Golfo de Omã
O Golfo de Omã compartilha águas com o Oceano Índico e você dificilmente encontrará hotéis de luxo que ofereçam sol e mar melhor do que os da costa de Mascate. Mas se o seu hotel não tiver essas opções, Qurum Beach é o lugar certo para moradores, expatriados e turistas.
O Jumeriah Muscat Bay tem sua própria praia e baía privativas, bem como duas piscinas e um spa para o máximo relaxamento. Os quartos do hotel são enormes, com banheiros privativos de tamanho proporcionalmente decente. A tecnologia moderna está instalada nas paredes, com controles eletrônicos de temperatura, luzes e serviço de quarto.
Falando em serviço, a equipe é excepcional. O hotel é imaculado, toalhas nas piscinas e praias estão prontas esperando por você . E, sim, há um bar ao lado da piscina.
E um curto passeio de barco daquela mesma costa o levará às Ilhas Damaniyat. Os viajantes terão o azar de não avistar golfinhos no caminho e nadar com tartarugas enquanto você mergulha sobre o coral caleidoscópico.
Longe da costa, os visitantes têm a chance de caminhar ou dirigir até algumas das famosas paisagens montanhosas de Omã – e a uma temperatura um pouco mais fria. Jabal Akhdar, conhecida localmente como The Green Mountain, pode ser um desses destinos, com trilhas sinalizadas que oferecem vistas de cair o queixo.
E se você estiver nas montanhas para almoçar, algumas noites ou as férias inteiras, certifique-se de jantar no Anantara’s Bella Vista. Respire o ar da montanha enquanto desfruta de uma vista deslumbrante do topo do penhasco com o almoço.